Equipa

Conceição Nogueira, Doutorada em Psicologia Social, no domínio dos Estudos de Género. Atualmente, é Professora Associada com Agregação na FPCEUP e vice-diretora do Programa Doutoral em Sexualidade Humana da mesma faculdade. É autora de vários livros (nacionais e internacionais), capítulos de livros e artigos sobre temáticas de Estudos de Género, Sexualidades e Feminismos. Coordenadora de vários projetos internacionais e nacionais.

Liliana Rodrigues é investigadora integrada do CPUP, é Doutorada em Psicologia pela FPCEUP e Mestre em Psicologia da Justiça pela Universidade do Minho. No âmbito do seu doutoramento foi também bolseira pela FCT, cuja tese se intitula: “Viagens Trans(Género) em Portugal e no Brasil: Uma Aproximação Psicológica Feminista Crítica”. As suas áreas de interesse, projetos de investigação e produção científica centram-se nos estudos de género e sexualidades não normativas.

Rita Grave é Doutorada em Psicologia pela FPCEUP onde também concluiu o seu Mestrado Integrado em Psicologia. É investigadora integrada do CPUP e membro efetivo da OPP, tem vindo a trabalhar no domínio da psicologia comunitária, da prática clínica e da investigação. É também licenciada em Ensino Básico – 1º Ciclo pela Universidade do Minho, IEC, e trabalhou como professora em várias escolas do Ensino-Básico.

Sara I. Magalhães Doutorada em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho, é atualmente investigadora integrada do Centro de Psicologia da Universidade do Porto. Participa ativamente em projetos de investigação financiados (FCT; POPH/QREN/FSE/CIG; POISE/CIG; EEAGRANTS/FSE/CIG). Participa em formação financiada, contribuindo para a formação de públicos estratégicos diferenciados. Ativista feminista integra ONGs nacionais pela igualdade de género e direitos humanos.

Marisa Matias é Doutorada em psicologia pela FPCEUP, onde é atualmente docente. Os seus interesses de investigação centram-se nas questões de género, conciliação trabalho-família e relações familiares, tendo vindo a desenvolver vários projetos de investigação nacionais e internacionais neste âmbito. Atualmente, também é coordenadora da equipa de investigação do projeto RESET-Redesigning Equality and Scientific Excellence Together.

Hernâni Veloso Neto é professor coordenador convidado do ISLA (Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia e Investigador Integrado do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto), onde coordena a RICOT (Rede de Investigação sobre Condições de Trabalho). As principais áreas de ensino e investigação são: Condições de trabalho; Segurança e saúde no trabalho; Comportamento organizacional; Responsabilidade social; Igualdade de género.

Reinaldo Santos é Doutorado em gestão, Pós-Graduado em Gestão de Recursos Humanos e Licenciado em Sociologia das Organizações. Atualmente é professor de Gestão de Recursos Humanos, colaborando também com diversas escolas de negócios e entidades formadoras em projetos de formação e desenvolvimento de pessoas no trabalho. A sua área de investigação é o bem-estar no trabalho.

Teresa Teixeira é Mestre em Psicologia pela FPCEUP, onde é, atualmente, aluna com Bolsa Individual de Doutoramento FCT (SFRH/BD/146921/2019). É membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). O seu percurso profissional e de produção científica integram diferentes áreas da psicologia: feminismos, género, sexualidades, estudos queer, identidades de género, e não-binarismo de género.

Jorge Peixoto Freitas é Mestre em psicologia e estudante do Programa Doutoral em Sexualidade Humana. Atualmente é investigador e gestor do projeto RESET – Redesigning Equality and Scientific Excellence Together, em curso na U.Porto. Exerce atividade clínica com enfoque em Intervenção Sistémica e Terapia Familiar. Certificado como especialista em psicologia clínica e da saúde, psicologia comunitária e psicologia do trabalho, social e das organizações.

Dani Dias é Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da UP. Inscrito como Advogado na Ordem dos Advogados do Porto. Presentemente, é sócio gerente de uma empresa de serviços auxiliares de seguros.

Cátia Pontedeira é docente em Criminologia na Universidade da Maia e na Escola Superior de Enfermagem do Porto. É Doutoranda em Criminologia na Faculdade de Direito da Universidade do Porto e Universidade de Liverpool. Tem contribuído em diversos projetos competitivos, nacionais e internacionais, na área da violência de género, alguns dos quais como coordenadora. É investigadora na UMAR desde 2014.

Manuela Peixoto Doutorada em Psicologia pela FPCEUP. É Psicóloga Clínica e da Saúde e colabora como investigadora no CPUP. É autora de vários artigos científicos e capítulos de livros nacionais e internacionais, e tem como áreas de interesse de investigação questões relacionadas com género, orientação sexual, sexualidade humana, processos psicológicos e bem-estar. 

Ana Luísa Patrão é Licenciada em Serviço Social (UTAD, Portugal), Doutorada em Psicologia da Saúde (UM, Portugal), e Pós-Doutorada em Saúde Pública (UFBa, Brasil). É investigadora do ELSA-Brasil, o maior estudo sobre saúde do adulto no Brasil e na América Latina. Atua cientificamente nas áreas da Psicologia da Saúde, Promoção da Saúde, Saúde Pública e Saúde Global, investigando as questões de género e saúde.

Sofia Jamal é Licenciada e mestre em Psicologia do Comportamento Desviante e da Justiça, pela Universidade do Porto, e também Licenciada em Estudos Europeus, pela Universidade de Coimbra, frequenta atualmente o Doutoramento em Ciência Política e Relações Internacionais, na Universidade do Minho. Tem um percurso profissional ligado à igualdade de género e violências de género, incluindo intervenção psicológica com vítimas, facilitação de ações de formação para públicos estratégicos, gestão e implementação de projetos com diversas ONGs, investigação e consultoria com entidades nacionais e internacionais.

Ana R. Pinho é Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Atualmente é investigadora no projeto “Assistência sexual: Representações sociais e recomendações de políticas públicas” desenvolvido na mesma faculdade. As suas áreas de interesse e produção científica centram-se nos estudos de género, sexualidades e assistência sexual.